• Prof. Sanjay

A Saúde integral começa a ser aceita nas Universidades brasileiras

Atualizado: 2 de Set de 2019

Saúde não é apenas a ausência de doenças, mas sim um completo estado de bem estar físico, psicológico, familiar, social e espiritual.


Esta é a definição de saúde dada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) desde 1986, época em que esta organização também passou a orientar que os sistemas de saúde de todo o mundo contemplem a saúde de modo mais amplo e não somente as doenças isoladamente, mas do Ser Humano como um todo (físico, psíquico, social, espiritual).


Como o Brasil é bem atrasado, há muitos lobbies da indústria farmacêutica, e principalmente muito preconceito pela classe científica e pela população, esta concepção mais ampla e holística está começando a ser melhor aceita como ciência por aqui somente agora, 30 anos depois.


Começa a inserção de matérias nas Universidades (veja matéria na imagem), e a implantação de diversas especialidades holísticas no SUS, como por exemplo a Meditação, além da Massoterapia e do Yoga, ambos reconhecidos como medicina complementar pela OMS.


Enfim, vamos cuidar mais de nossa saúde social, harmonizando-se com as pessoas, especialmente as mais próximas, praticar atividades físicas e dedicar-se ao autoconhecimento, sempre nos aprimorando como pessoas (não seria este o propósito da vida?) e aos princípios éticos espirituais, geralmente comuns às diferentes religiões. Com certeza nossa saúde geral vai melhorar. E porque não entender a saúde como Felicidade?


Nossas práticas do Maha Surya entendem o Ser Humano como um todo e não são focadas unicamente no aspecto físico, mas abrangem também o emocional, mental e espiritual.

0 visualização
Metodologia Vidya Yoga
Maha Surya - Yoga & Terapia
  • Facebook: Maha Surya Yoga & Terapia