top of page
  • Foto do escritorProf. Sanjay

Brasil: campeão de inatividade física

Atualizado: 30 de ago. de 2019

Somos o país mais sedentário da América Latina! Segundo estudo publicado pelo jornal especializado The Lancet, a média do continente (incluindo o Brasil) é de 39,1% de sedentários. Já no Brasil, 49% da população não praticam atividade física além do mínimo recomendável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 150 minutos semanais.


A OMS considera atividade física não somente o exercício, mas também a limpeza da casa, a caminhada até o trabalho, ou seja, praticamente qualquer atividade que gere movimento e esforço.


O Brasil foi um dos cinco países onde mais se elevou a taxa de sedentarismo no mundo: aqui, no ano 2000, éramos 41% de sedentários. Em 2016 este número saltou para 47% e em 2018 já somos 49% de sedentários. Estamos entre os 10 países mais sedentários do mundo!


Inatividade física no Brasil (2018)

42% de homens sedentários

56% de mulheres sedentárias


A população masculina brasileira está entre as 4 mais sedentárias do mundo


Após obter os resultados deste estudo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu o alerta: 102 milhões de brasileiros correm o risco de desenvolver doenças graves devido à baixa atividade física.


Outro estudo estatístico, endossado pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, apurou também que as pessoas que não realizam suficiente atividade física, tem uma prevalência maior em outros maus hábitos, como fumo, álcool e alimentação inadequada. Também foi apurada uma baixa produtividade no trabalho entre os sedentários. Ou seja, a atividade física leva a um estilo de vida ativo, saudável e produtivo, normalizando os hormônios da felicidade e do prazer e elevando a autoestima. Assim o praticante adquire uma melhor qualidade de vida globalmente, muda sua relação com o trabalho, com os familiares, consigo mesmo e com a vida.


Diante deste fato, empresas optam por oferecer atividades físicas no ambiente de trabalho, com o intuito de melhorar a produtividade e elevar a qualidade de vida de seus colaborares.


A OMS afirma que 1 hora de atividade física, duas vezes por semana, somadas às atividades rotineiras (como caminhar até o carro e arrumar a casa) é o suficiente para manter a saúde em dia.


E você, vai ficar aí parado?







bottom of page